domingo, 3 de julho de 2011

Projeto “Nossas raízes, Nossos valores”- Quarta-feira, 29 de Junho de 2011


































    Porto Ferreira homenageou seus escritores do passado e os atuais

    Projeto de valorização da cultura ferreirense tem como papel principal resgatar nossas raízes e artistas.

    Uma parceria entre o Departamento de Cultura e Departamento de Educação - através do Museu Histórico e Pedagógico Flávio da Silva Oliveira e as EMEFs(*) de Porto Ferreira - homenageou na noite de ontem (28/06) escritores ferreirenses de várias épocas. A Secretária da Educação Maria Cecília falou sobre a importância da leitura e valorização da escrita.

    O evento ocorreu dentro do Projeto “Nossas raízes, Nossos valores” que está em vigor desde 2006, e que visa resgatar a história cultural de Porto Ferreira, através de temas diversos.

    O tema deste encontro específico foi “A leitura não tem idade: passado e presente”, e a proposta incentivou alunos da rede municipal de ensino ao hábito da leitura, através de um estudo sobre a obra de Monteiro Lobato e peça de teatro “ O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, a qual foi apresentada pelos alunos do Sud Mennucci.

    Muitos escritores ferreirenses foram homenageados no evento. Entre eles o escritor de crônicas e receitas Tio Zé, que além de seus livros, que vende de porta em porta, também já participou de programas culinários na TV e foi matéria de diversos artigos em jornais. 

    Também foram homenageados Luiz Bispo Maria, Cleidinis Ap. Timóteo Vieira dos Santos, Jean Carlos Teixeira Franco e Carlos Alberto Bellini, além de homenagem póstumas a Orestes Rocha, Flávio da Silva Oliveira , Manoel Bergstrom Lourenço Filho, João Teixeira e Erlindo Salzano.

    (*)EMEFs: Sud Mennucci, Prof. Bráulio Teixeira, CAIC Prof. João Teixeira, Prof. Agostinho Garcia, Profª. Nadir Zadra Ribaldo e Profª Ruth Barroso Teixeira.

      "Passeio Ecológico Cultural" Fazenda Santa Mariana- 21/06/2011

      A Fazenda Santa Mariana, um dos mais novos pontos turísticos de Porto Ferreira, recebeu alunos da EMEF "Prof. Bráulio Teixeira" e ofereceu um trabalho de campo escolar, através de orientações ecológicas, geográficas e históricas.

      A Trilha do Guapuruvu, contemplada pelos gigantes jequitibás, o Bosque, sobre o antigo terreiro de café, e a Tulha, que armazena importante acervo de objetos, fotografias e utensílios da propriedade fizeram parte da visita monitorada pelo pesquisador Miguel Bragioni.

      O trabalho de campo foi realizado graças à parceria entre a Divisão Municipal de Turismo, a EMEF "Prof. Bráulio Teixeira", o Museu Histórico e Pedagógico "Prof. Flávio da Silva Oliveira" e a Fazenda Santa Mariana.