terça-feira, 8 de maio de 2012

PROJETO "NOSSO PATRIMÔNIO"


Nosso Patrimônio

O projeto  propicia um processo de aproximação entre escola e comunidade, além de contribuir para a construção, pelos alunos, da própria identidade e pelos professores na valorização da memória pessoal, cultural e comunitária e ainda uma percepção de si mesmo como seres históricos.
A memória como ferramenta de valorização da escola
                        A escola é espaço eleito socialmente de produção e socialização dos saberes de uma sociedade. Estudos, pesquisas e avaliações da escola e dos alunos têm demonstrado que a questão atual da educação é a sua qualificação.
                       Para enfrentar este desafio, alguns gestores reconhecem que é necessário investir na formação do professor e na reconstrução de um projeto pedagógico com a escola por meio do qual, principalmente o professor, reconheça e valorize o conhecimento dos alunos, das famílias e da comunidade como saberes que precisam se integrar e se articular para que a escola realize seu papel social.
                     Tal visão passa pela valorização do professor e do seu sentimento de pertencimento à escola. Sem identificação com o lugar e a formação de laços afetivos, não há possibilidade da construção de pontes entre escola e comunidade. 
                     Entender e contribuir para que alunos e professores se reconheçam como protagonistas e produtores de suas histórias e da comunidade é passo fundamental para promoção da escola como espaço de todos.
O registro da memória, neste sentido, apresenta-se como uma ferramenta de grande valor. A memória de cada um e a memória coletiva constituem patrimônio intangível que permite fortalecer o grupo. Desta forma, o Projeto “Nossa Patrimônio” que valoriza as histórias de professores, alunos e comunidades é uma estratégia que possibilita a construção de uma rede de experiências e conhecimentos que integram, de forma articulada, o universo educacional.
             
Objetivo Geral
A valorização dos professores, alunos, escolas e comunidades por meio do registro e socialização de suas histórias é o foco do Projeto “Nosso Patrimônio”

Objetivos Específicos
• Mobilizar professores da escola através de uma campanha para que contem suas histórias de vida; 
. Palestras 
• Promover uma gincana de coleta de informações sobre a história da escola para incentivar o estreitamento do vínculo entre a escola, professores, alunos, familiares e comunidade;
• Promover um novo olhar sobre o conceito de história por meio do registro das histórias de vida das pessoas envolvidas na proposta; 
• Promover o registro das histórias com o uso de diferentes mídias
• Contribuir para a valorização da escola e da cultura local através da produção e divulgação de histórias de vida de pessoas da comunidade escolar, 
• Contribuir para o fortalecimento da identidade da escola e de seus protagonistas.
Impactos a serem alcançados
Valorização do professor pela sociedade
Ao colocar a história do professor em evidência o projeto contribui para que ele seja conhecido e reconhecido pelos seus pares e pela sociedade, além de valorizar o seu papel social na educação de seus alunos. 

Público alvo :
Diretores, vice- diretor , educadores,  alunos e a comunidade escolar.

__________________________________________________________________________________
1º ALUNO MATRICULADO 
VISITANDO A ESCOLA

______________________
2003
_____________________________
2012

____________



































      




 

________________________________________________________________________________________________
RELATÓRIOS

1º ANO A
Profª Juliana
 No dia 07/05 os pais foram convidados a virem para a escola de seus filhos para conversarem sobre o patrimônio escolar, os pais relataram sobre as modificações estruturais que escola sofreu ao longo dos anos, como por exemplo: sala de informática para os alunos, sala digital e sala de recursos.
------------------------------------------
3º ANO B
Profª Elaine
 
  

-----------------------------
2º ANO B
Profª Célia
 
  
-------------------------------------
1º ANO B
PROF. HELOISA
 

________

5º ANO A
PROFª FERNANDA
 
------------------------
4º ano B
Profª Joice







-----------------------------------
2º ano C
Profª Ana Paula








 -----------