Nosso
Patrimônio
O projeto propicia um
processo de aproximação entre escola e comunidade, além de contribuir para a
construção, pelos alunos, da própria identidade e pelos professores na
valorização da memória pessoal, cultural e comunitária e ainda uma percepção de
si mesmo como seres históricos.
A memória como ferramenta de valorização da escola
A escola é espaço eleito socialmente de produção e socialização dos saberes de uma sociedade. Estudos, pesquisas e avaliações da escola e dos alunos têm demonstrado que a questão atual da educação é a sua qualificação.
Para enfrentar este desafio, alguns gestores reconhecem que é necessário investir na formação do professor e na reconstrução de um projeto pedagógico com a escola por meio do qual, principalmente o professor, reconheça e valorize o conhecimento dos alunos, das famílias e da comunidade como saberes que precisam se integrar e se articular para que a escola realize seu papel social.
Tal visão passa pela valorização do professor e do seu sentimento de pertencimento à escola. Sem identificação com o lugar e a formação de laços afetivos, não há possibilidade da construção de pontes entre escola e comunidade.
Entender e contribuir para que alunos e professores se reconheçam como protagonistas e produtores de suas histórias e da comunidade é passo fundamental para promoção da escola como espaço de todos.
O registro da memória, neste sentido, apresenta-se como uma ferramenta de grande valor. A memória de cada um e a memória coletiva constituem patrimônio intangível que permite fortalecer o grupo. Desta forma, o Projeto “Nossa Patrimônio” que valoriza as histórias de professores, alunos e comunidades é uma estratégia que possibilita a construção de uma rede de experiências e conhecimentos que integram, de forma articulada, o universo educacional.
A escola é espaço eleito socialmente de produção e socialização dos saberes de uma sociedade. Estudos, pesquisas e avaliações da escola e dos alunos têm demonstrado que a questão atual da educação é a sua qualificação.
Para enfrentar este desafio, alguns gestores reconhecem que é necessário investir na formação do professor e na reconstrução de um projeto pedagógico com a escola por meio do qual, principalmente o professor, reconheça e valorize o conhecimento dos alunos, das famílias e da comunidade como saberes que precisam se integrar e se articular para que a escola realize seu papel social.
Tal visão passa pela valorização do professor e do seu sentimento de pertencimento à escola. Sem identificação com o lugar e a formação de laços afetivos, não há possibilidade da construção de pontes entre escola e comunidade.
Entender e contribuir para que alunos e professores se reconheçam como protagonistas e produtores de suas histórias e da comunidade é passo fundamental para promoção da escola como espaço de todos.
O registro da memória, neste sentido, apresenta-se como uma ferramenta de grande valor. A memória de cada um e a memória coletiva constituem patrimônio intangível que permite fortalecer o grupo. Desta forma, o Projeto “Nossa Patrimônio” que valoriza as histórias de professores, alunos e comunidades é uma estratégia que possibilita a construção de uma rede de experiências e conhecimentos que integram, de forma articulada, o universo educacional.
Objetivo Geral
A valorização dos professores, alunos, escolas e comunidades por meio do registro e socialização de suas histórias é o foco do Projeto “Nosso Patrimônio”
A valorização dos professores, alunos, escolas e comunidades por meio do registro e socialização de suas histórias é o foco do Projeto “Nosso Patrimônio”
Objetivos Específicos
• Mobilizar professores da escola através de uma campanha para que contem suas histórias de vida;
• Mobilizar professores da escola através de uma campanha para que contem suas histórias de vida;
. Palestras
• Promover uma gincana de coleta de informações sobre a história da escola para incentivar o estreitamento do vínculo entre a escola, professores, alunos, familiares e comunidade;
• Promover um novo olhar sobre o conceito de história por meio do registro das histórias de vida das pessoas envolvidas na proposta;
• Promover o registro das histórias com o uso de diferentes mídias
• Contribuir para a valorização da escola e da cultura local através da produção e divulgação de histórias de vida de pessoas da comunidade escolar,
• Contribuir para o fortalecimento da identidade da escola e de seus protagonistas.
Impactos a serem alcançados
• Promover uma gincana de coleta de informações sobre a história da escola para incentivar o estreitamento do vínculo entre a escola, professores, alunos, familiares e comunidade;
• Promover um novo olhar sobre o conceito de história por meio do registro das histórias de vida das pessoas envolvidas na proposta;
• Promover o registro das histórias com o uso de diferentes mídias
• Contribuir para a valorização da escola e da cultura local através da produção e divulgação de histórias de vida de pessoas da comunidade escolar,
• Contribuir para o fortalecimento da identidade da escola e de seus protagonistas.
Impactos a serem alcançados
Valorização do professor pela sociedade
Ao colocar a história do professor em evidência o projeto contribui para que ele seja conhecido e reconhecido pelos seus pares e pela sociedade, além de valorizar o seu papel social na educação de seus alunos.
Ao colocar a história do professor em evidência o projeto contribui para que ele seja conhecido e reconhecido pelos seus pares e pela sociedade, além de valorizar o seu papel social na educação de seus alunos.
Público alvo :
Diretores, vice- diretor , educadores, alunos e a comunidade escolar.
Diretores, vice- diretor , educadores, alunos e a comunidade escolar.
__________________________________________________________________________________
1º ALUNO MATRICULADO
VISITANDO A ESCOLA
VISITANDO A ESCOLA
______________________
2003
_____________________________
2012
____________
________________________________________________________________________________________________
RELATÓRIOS
1º ANO A
Profª Juliana
------------------------------------------
3º ANO BProfª Elaine
-----------------------------
2º ANO B
Profª Célia
------------------------
4º ano B
Profª Joice
-----------------------------------
2º ano C
Profª Ana Paula
-----------